Quais os cuidados com as crianças na praia?

Basta que o calor dê os seus primeiros sinais para que muitas famílias já planejem logo em fazer uma viagem para a praia. De fato, aproveitar um destino litorâneo em estações mais quentes é uma excelente pedida, mas, se você vai viajar com crianças, os cuidados devem ser redobrados.

Para que tudo corra da melhor forma possível e todos voltem para casa com ótimas lembranças do passeio, fizemos uma seleção com oito dicas importantíssimas para quem vai levar as crianças para a praia:

1 – Não deixar a criança sozinha

Esta pode até soar como uma dica óbvia, mas não custa lembrar que é essencial que a criança esteja sempre acompanhada por um adulto de confiança. Não são raros os casos de crianças que se perdem de suas famílias na praia, principalmente naquelas mais movimentadas.

2 – Utilizar pulseira de identificação

Trata-se de uma extensão da primeira dica. Identificar as crianças com uma pulseira de difícil remoção contendo o nome dos responsáveis, endereços e números de telefone é uma medida extra de segurança que muitas famílias já aderiram.

3 – Não descuidar com a proteção solar

Se aplicar o protetor solar é importante para os adultos, talvez seja muito mais para as crianças. É importante que a primeira aplicação seja feita pelo menos 15 minutos antes de sair ao sol. Depois, o espaço entre as aplicações do produto costuma ser de duas em duas horas. Vale consultar um dermatologista para que ele defina o fator de proteção adequado para a criança e delimite a maneira mais correta de se usar o protetor solar em cada caso.

4 – Garantir uma alimentação adequada

A procedência e a qualidade dos alimentos oferecidos nas areias das praias são de difícil identificação e numerosos são os casos de problemas gastrointestinais ligados ao consumo desses petiscos. Prefira oferecer alimentos mais leves e refrescantes, como frutas, enquanto estiverem na praia e garanta que as principais refeições serão feitas no local onde estiverem hospedados ou em restaurantes de confiança.

5 – Estar atento ao melhor horário para levar a criança à praia

A intensidade dos raios solares varia ao longo do dia, sendo maior durante o período compreendido entre 10h e 15h. Logo, é melhor evitar esse intervalo de exposição ao sol para crianças, já que a pele delas é mais sensível e se queima com mais facilidade.

6 – Não se esquecer de levar brinquedos

Brinquedos são aliados essenciais quando se fala em passeio com crianças. É sempre bom ter pelo menos um exemplar deles por perto. Para a praia, há brinquedos específicos para modelar areia e que as crianças costumam adorar. Aqui vale a pena aproveitar a situação para distanciar as crianças das telas, caso elas sejam utilizadas na rotina.

7 – Manter a criança muito bem hidratada

Exposição ao sol, tempo mais quente do que o normal e suor. Com certeza, a hidratação na praia precisa ser intensificada. Uma dica aqui é levar várias garrafas térmicas cheias e ir oferecendo a água para as crianças com regularidade, sem esperar que elas peçam para beber, já que a distração na praia é maior e elas podem acabar nem percebendo os sinais de sede.

8 – Dar uma atenção especial durante os banhos de mar

Claro, as crianças devem estar acompanhadas por pelo menos um adulto de confiança nos momentos de banho no mar, mas aqui também vale lembrar de outros cuidados que precisam ser tomados, como colocar boias nas crianças, certificar-se de que não há nenhuma água-viva por perto e se manter na parte mais rasa do mar.

Hospedagem de qualidade

Clube Candeias, que já conta com mais de meio século de história no mercado, é o maior clube de férias do mundo e atende mais de 700 mil famílias associadas, que podem desfrutar das unidades próprias do Clube em território nacional para hospedagem a preços imbatíveis, além de muitas outras vantagens. Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?