Qual a melhor maneira de viajar: pacote ou por conta própria?

A dica é avaliar cada caso e quais são os planos para a viagem.

Com a aproximação de períodos de férias ou de fim de ano uma dúvida surge entre as pessoas que pretendem aproveitar essa época para viajar. Qual seria a melhor maneira de aproveitar? Programar a viagem por conta própria ou contratar um pacote? Para sair da dúvida, confira as vantagens e desvantagens de cada opção.

Contrato por pacote

Nos pacotes, as operadoras fecham acordos com várias companhias aéreas e, não raro, até fretam voos exclusivos reservando apartamentos em resorts e hotéis com preços interessantes em alguns casos.

Vantagens: A pessoa que contratar o pacote não precisará ter tantas preocupações. Basicamente, só será necessário escolher algum dos hotéis disponíveis. É comum que as viagens por pacote ofereçam aos turistas um passeio de chegada ou de boas-vindas. Além disso, há a possibilidade de parcelamento dos valores cobrados.

Desvantagens: As principais desvantagens nesse modelo podem incomodar quem gosta de viagens. Por exemplo, os hotéis são limitados. Além disso, há uma perda de tempo enorme já que na chegada, todos são distribuídos entre esses hotéis e depois são recolhidos no último dia. Ou seja, boa parte do primeiro e do último dia podem ser consumidos com essa atividade.

Também não é raro que os voos fretados tenham horários pouco convencionais. Isso sem contar as remarcações que podem ocorrer em cima da hora. Outro ponto chato é a compra de passeios. Como tudo será cuidado pela operadora, podemos acabar perdendo a oportunidade de conhecer lugares que acharíamos legais, uma vez que todos os passeios já estão definidos.

Por conta própria

Viajar por conta própria oferece um excelente nível de liberdade já no planejamento, pois a própria pessoa poderá montar seu roteiro (sozinha ou com a ajuda de algum especialista em viagens).

Vantagens: Com a ajuda da internet todo o planejamento envolvendo a viagem se tornou algo muito prático e, até mesmo, fácil. Afinal, na rede podemos encontrar de tudo: opinião de quem já viajou até o destino ou se hospedou em determinado hotel, ofertas promocionais, voos, roteiros, etc.

Outra parte muito legal é que, nessa etapa de pesquisa e planejamento, acabamos conhecendo muito mais sobre o nosso destino. E claro que isso nos ajuda a aproveitar ainda mais nossa viagem.

Então é isso! Viajar sozinho e por conta própria, em grupo ou contratar um pacote não é tão complicado como algumas pessoas imaginam. Na realidade, quem deve avaliar a melhor opção é você!

Por exemplo, uma viagem por conta própria para pessoas idosas não seria interessante. Já se você não conhece o país de destino ou a língua oficial, o pacote pode ser uma boa opção. Há várias coisas que podemos considerar.

Pode acontecer que, pelo seu tempo disponível e a época do ano, seja mais interessante optar por um pacote completo. Mas, se tiver tempo de sobra pode fazer tudo por conta própria.

A dica é avaliar cada caso e quais são os planos para a viagem. Depois disso, será muito mais fácil saber qual é mais vantajoso: viagem por conta própria ou por pacote.

Qualquer que seja a escolha, o Clube Candeias oferece inúmeras vantagens aos seus associados, entre elas, unidades próprias em vários destinos e mais de 500 mil opções em hospedagens integradas. Clique aqui e saiba mais.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?