Que tal conhecer Carambeí, no Paraná?

Um passeio perfeito para um final de semana em família!

Localizado na região dos Campos Gerais, interior do Estado do Paraná, o município de Carambeí é um interessante ponto turístico a ser visitado durante um agradável passeio, em um dia de folga ou mesmo de férias. Situado próximo à Capital Curitiba e ao conhecido município de Ponta Grossa, Carambeí atrai muitos turistas para o chamado passeio de "bate e volta", que vão até lá para passar um dia prazeroso.

E quais são os atrativos dessa pequena cidade, conhecida como a Holanda Paranaense?

Carambeí é reconhecida por suas opções de turismo histórico-cultural, turismo rural, ecoturismo e gastronomia. Um dos principais atrativos que podemos citar é, certamente, o Parque Histórico de Carambeí. Inaugurado em 2011, o Parque traz uma reconstrução fantástica de uma Vila Histórica Holandesa e seu objetivo é a preservação e difusão da história e cultura do povo holandês – responsável por grande parte da colonização da região.

Contando com lindas paisagens e arquitetura primorosa, o Parque Histórico de Carambeí traz imitações da estação de trem, primeira escola, primeira igreja, casas, objetos e móveis utlizados pelos primeiros colonos do local.

Para completar o passeio no Parque, não poderia faltar o charmoso restaurante e confeitaria, que oferece aos visitantes deliciosas opções de comidas e doces típicos holandeses. Também é possível se divertir fazendo fotos com utilização de indumentária e vestuário histórico, uma atividade bastante procurada pelos turistas que querem levar para casa uma lembrança especial do passeio e do aprendizado histórico-cultural que ele proporcional. O Parque Histórico de Carambeí conta ainda com Parque de Exposições, Casa da Memória, Centro Cultural Amsterdam, Parque das Águas, enfim, pode-se tranquilamente passar um dia inteiro e agradabilíssimo por lá

Também localizada em Carambeí, a Casa de Tortas "Frederika's Koffiehuis" é uma excelente opção para conhecer as tortas, waffles e café holandês. Já o Orquidário e Cactário Taman Batoe, localizado no topo de um vale, traz lindas espécies de cactos e orquídeas, exóticas e nativas, além de possibilitar a apreciação de uma linda paisagem a partir de seu jardim e de sua casa de pedras.

Por sua proximidade aos municípios de Ponta Grossa e Castro, muitos turistas optam por estender o passeio em Carambeí para locais históricos e relacionados desses outros municípios, conhecendo mais sobre a cultura e história dos imigrantes holandeses e de outros locais da Europa. Os Campos Gerais paranaenses têm, por exemplo, vários muncípios que compõem uma das maiores "bacias leiteiras" do Brasil, históricamente constituída e com forte presença até os dias atuais.

Outro nome pelo qual Carambeí é conhecida é "a cidade da Batavo". Isso mesmo! A famosa marca de laticínios é originária desse município, que tem na produção leiteira boa parte de sua base histórica e econômica.

E então, está de férias em Curitiba ou Ponta Grossa, ou mesmo em locais mais distantes, e quer conhecer Carambeí? O Clube Candeias oferece inúmeras vantagens aos seus associados, e dispõe de uma ampla rede de unidades próprias e mais de 500 mil opções de hospedagem em rede integrada, localizadas nos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo! Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?