Que tal conhecer Gonçalves, em Minas Gerais?

As principais atrações desta pequena cidade do sul de Minas incluem trilhas, cachoeiras, rapel, entre outras atividades.

Gonçalves é o lugar ideal para você descansar, renovar as energias, esquecer o celular e as conectividades e curtir a natureza! Aproveitar para relaxar, encontrar pessoas simpáticas e se encantar com a pequena cidade do sul de minas, que tem um pouco mais que quatro mil habitantes.

Situada em meio à Serra da Mantiqueira e a uma altitude de 1230 metros, é o destino ideal para uma viagem em família, romântica ou pelos apaixonados pelo ecoturismo. Arrume as malas e prepare-se para se encantar com Gonçalves.

As principais atrações dessa pequena cidade do sul de Minas incluem trilhas, cachoeiras, rapel e se você tem veículo 4×4 pode curtir várias aventuras pela região. Gosta de adrenalina? Então aproveite para fazer passeios de bike, trekking ou até Off Road.

O seu passeio pode começar pela Cachoeira das sete Quedas, que é uma das mais bonitas da região. Com sete metros de altura, tem um bom poço para banho e está localizada cerca de 4km da cidade. O acesso é feito por meio da estrada Gonçalves/São Sebastião das Três Orelhas. A trilha é considerada de fácil acesso.

A Cachoeira do Simão não pode ficar de fora do seu passeio. Tem aproximadamente três metros de altura e a sua queda forma um ótimo poço para banho, mas cuidado porque a água é gelada, como a maioria da região. As áreas ao redor são boas opções para relaxar com a família ou quem sabe fazer um delicioso piquenique e aproveitar o dia. Programe-se! 

A cachoeira está localizada aproximadamente seis quilômetros de Gonçalves, situada no bairro Boa Vista e o acesso é feito por meio da estrada Gonçalves/Venâncios. É uma das quedas d’águas mais visitadas e famosa de Gonçalves.

Se você for viajar com crianças, a Cachoeira Ponte do Retiro é uma ótima opção, pois o lugar não oferece tanto risco, se for comparado com outras cachoeiras da região. As águas geladas e cristalinas da cachoeira formam um delicioso poço, para banho.

O acesso é muito fácil e a cachoeira está a apenas dois quilômetros de Gonçalves. Para chegar ao lugar, é só seguir pela estrada de terra a caminho do bairro São Sebastião. Não deixe de conhecer e visitar!

Outra cachoeira com acesso fácil é a das Andorinhas, que está situada próximo ao centro de Gonçalves. Tem duas quedas d’água: uma com sete mestros de altura e a outra com dez metros, que formam uma bela piscina natural.

É uma das mais visitadas pelos turistas e uma das mais bonitas. O acesso a cachoeira é feito pela estrada Gonçalves/Martins. Uma curiosidade é que as andorinhas usam a queda principal como refúgio para construírem o seu ninho.

No centro de Gonçalves aproveite para fazer compras e conhecer os produtos típicos da região. Você vai encontrar lojas que vendem especiarias, restaurantes, antiguidades, empórios, entre outros. A cidade é muito famosa pelos produtos orgânicos, por isso, não deixe de visitar a Feirinha de Orgânicos, que ocorre todo sábado na Rua Fausto Resende de Sousa, 183.

Na feira, além de produtos orgânicos, você vai encontrar vários artesanatos e poderá saborear um delicioso café da manhã. Ela acontece das 09h às 13h!

Ficou com vontade de conhecer Gonçalves?

Planeje-se para passar o seu próximo fim de semana, feriado ou férias na cidade. Com o Clube Candeias você encontra as melhores hospedagens para toda a família! Saiba mais aqui e conte com descontos exclusivos para associados. 


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?