Que tal um passeio até o Parque Estadual Vila Velha, PR?

Um passeio maravilhoso com paisagens de tirar o fôlego!

Programa imperdível para o fim de semana, conhecer o Parque Estadual Vila Velha é uma ótima sugestão de passeio para curtir com toda família. Localizado em Ponta Grossa, Paraná, foi fundado em 1953 e passou por uma grande obra de revitalização mais recentemente. É considerado Patrimônio Histórico e Artístico Estadual desde 1966.

O Parque Estadual Vila Velha funciona como um grande centro de preservação geológica e ambiental para animais selvagens, plantas, e conserva impressionantes formações rochosas formadas no local pela ação do tempo desde a pré-história.

Como chegar ao Parque?

Um dos cartões-postais do Paraná, o Parque Estadual Vila Velha está a pouco mais de 90 km de Curitiba. Pela curta distância, dá até mesmo para fazer um bate-volta entre Curitiba e Ponta Grossa. Para chegar até lá, a rota mais indicada é partir da BR 376, seguindo em frente até avistar o quilômetro 515. Atenção aos pedágios que precisam ser pagos durante o trajeto!

O Parque oferece uma excelente estrutura com estacionamento, restaurantes, lanchonetes, banheiros e lojas onde o visitante pode adquirir lembrancinha do lugar. A meia entrada é oferecida para estudantes, funcionários públicos, doadores de sangue e moradores de Ponta Grossa. Não precisam pagar a taxa de entrada, crianças menores de seis anos, portadores de necessidades especiais e idosos. O Parque abre de sexta-feira a domingo, das 8h30 às 15h30 da tarde. Veja a seguir suas principais atrações:

Trilhas pelos arenitos

Maior atrativo do Parque, esse passeio é feito numa trilha com trinta minutos de caminhada e leva os visitantes para conhecer os famosos arenitos de Ponta Grossa. Os arenitos são formações rochosas enormes de 20 a 30 metros de altura que atraem muitos visitantes por causa do seu formato engraçado e naturalmente esculpido. Não deixe de ver as impressionantes rochas em forma de botas, navio, camelo, índio, garrafa e taça.

Caminhadas noturnas

Uma das atrações mais aguardadas do Parque Estadual Vila Velha, a caminhada noturna é realizada por algumas extensões do Parque, sempre em noites de lua cheia e nova, com o acompanhamento de guias especializados. Todo trajeto da caminhada é feito por cinco quilômetros, com duração de até quatro horas.

Conheça as furnas

Formadas há milhões de anos, as furnas são espécies de cavernas profundas que se assemelham a poços de água. O local possui seis furnas, algumas com mais de 100 metros, onde mais da metade dessa profundidade está submersa. O passeio impressiona principalmente pela beleza das águas em tom azul cintilante encontrada dentro das furnas.

Passeio pela Lagoa Dourada

A Lagoa Dourada é um dos lugares mais lindos do parque e atrai dezenas de visitantes. Mesmo sendo conhecida assim, ela é geologicamente uma das furnas do Parque; E por ser a mais rasa, foi batizada como lagoa. O apelido “dourada” vem da cor amarela e do brilho que ela ganha quando os raios solares banham suas águas.

Seja sócio do Clube Candeias

Conheça o Parque Vila Velha e outros destinos maravilhosos pelo Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil! O Clube Candeias disponibiliza aos seus sócios inúmeras vantagens: unidades próprias a preços imbatíveis, mais de 500 mil opções de hospedagens na rede integrada pelo mundo todo, plataformas de reservas online e muito mais! Clique aqui e saiba mais como tornar-se sócio do Clube Candeias e aproveitar todas as vantagens que o Clube oferece.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?