Que tal um passeio maravilhoso pela Ilha do Campeche?

A Ilha do Campeche conta com lindas praias, de águas cristalinas e areia branca e, também, com trilhas pela natureza.

A Terra da Magia conta com inúmeras praias e belezas naturais, em especial por se tratar de uma Ilha. Estes pequenos paraísos litorâneos e costeiros de Florianópolis podem ser acessados em qualquer das direções do município: de norte a sul, de leste a oeste. Na região conhecida como “Sul da Ilha”, a chamada Praia do Campeche (linda por si só) conta ainda com um atrativo mais do que especial: a paradisíaca Ilha do Campeche.

O acesso à Ilha do Campeche é feito por barcos, em um bonito passeio – com diferentes tempos de duração, a depender do local de saída. Partindo-se da Barra da Lagoa, o trajeto é mais longo, com cerca de 1h20min de duração – ideal para aqueles que apreciam um belo e bem estruturado passeio de barco. Já pela Praia da Armação o percurso dura em torno de 40 minutos e é feito em barcos de pesca. Logicamente, há também um ponto de acesso pela Praia do Campeche, a partir do qual o trajeto Praia / Ilha que dura apenas 15 minutos e é feito em barcos infláveis.

Independentemente do ponto de saída escolhido, a sugestão é iniciar o trajeto pela manhã cedinho, para aproveitar intensamente o dia na Ilha, antes do retorno. Além disso, há um número mínimo de visitantes permitidos diariamente, portanto ir cedinho ajuda a garantir seu acesso.Há também um limite de horas: cada pessoa pode permanecer por quatro horas na Ilha. Estas restrições ocorrem, pois a Ilha do Campeche é tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional.

A Ilha do Campeche conta com lindas praias, de águas cristalinas e areia branca e, também, com trilhas pela natureza. É popularmente conhecida como o “Caribe Catarinense”.

Recomenda-se levar para o passeio um kit básico com artigos importantes para praia e, também, para as trilhas, incluindo muito líquido (especialmente água, pois manter-se hidratado é fundamental), lanchinhos fáceis para a hora que bate aquela fome, óculos de sol, protetor solar, repelente e tênis para caminhar pelas exuberantes trilhas.

Também uma troca de roupa caso queira voltar seco e limpo após um dia aproveitando a Ilha. Ah, este paraíso conta também com Restaurante, onde os turistas podem fazer refeições e petiscar.

Para além da praia em si e das trilhas – que só podem ser realizadas com acompanhamento de guias, outras opções turísticas interessantes existentes na Ilha do Campeche são o passeio por trilha aquática (mergulho guiado), e o maior agrupamento de inscrições rupestres do Estado de Santa Catarina.

A Ilha do Campeche é muito procurada pelos turistas na temporada de veraneio, período em que o acesso à Ilha demanda um agendamento prévio com as empresas que fazem o transporte, devido à alta procura. Nesta época de alta temporada (de dezembro a março) os passeios ocorrem diariamente.

No inverno a Ilha fica um pouco menos popular, devido ao frio que faz na região sul do País. Para aqueles que preferem fazer turismo em épocas menos movimentadas, o ideal é visitar a Ilha nas estações de outono e primavera, em que o clima favorável ainda aparece.

E então, esta charmosa Ilha conquistou sua atenção?

Conte com o Clube Candeias para ajudá-lo a planejar sua próxima aventura! O maior clube de turismo programado do Brasil dispõe de inúmeras vantagens aos seus associados. Saiba mais aqui.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?