Que tal visitar um vulcão? Conheça o Pico do Cabugi

Repleto de histórias e reconhecido como um dos principais pontos turísticos de Natal, é um destino perfeito para quem adora curtir aventuras, fazer rapel ou acampar.

Localizado no estado do Rio Grande do Norte, a 141 Km de Natal, o Pico do Cabugi é considerado o único vulcão extinto do Brasil e que ainda mantém o seu formato original. Pertencente ao município de Angicos, o Pico do Cabugi está situado no Parque Ecológico Estadual de Cabugi e possui cerca de 590 metros de altitude, acima da planície. Sua idade isotópica é reconhecida como uma das mais recentes das rochas ígneas do Brasil, com aproximadamente 19 milhões de anos.

Repleto de histórias e reconhecido como um dos principais pontos turísticos de Natal, o Pico do Cabugi é um destino perfeito para quem adora curtir aventuras, fazer rapel ou acampar. Se você pretende visitá-lo, o ideal é ir até Natal, alugar um carro e seguir em direção ao município de Lajes – que é bem perto do local.

Agora uma dica importante para quem vai fazer a trilha: é essencial usar calça, boné, camisa de manga longa, uma bota confortável e não esquecer do protetor solar. Vale destacar que, como o terreno é irregular, composto de subidas e descidas, alguns trechos apresentam pedras soltas, por isso, é fundamental estar bem equipado e preparado.

Não esqueça de levar água, frutas, barrinha de cereal e o que mais você achar necessário para repor as energias. Apesar de todo o esforço, o visual de cima do Pico é realmente incrível, especialmente se você conseguir admirar o nascer do sol ou o pôr do sol.

Uma recomendação que merece destaque é que a trilha se inicie bem cedo, antes do sol nascer ou próximo ao fim da tarde, com o objetivo de não ter que enfrentar o calor escaldante do sertão. Para evitar riscos durante a subida, o ideal é contratar serviços de trilheiros, uma vez que já conhecem a região e estão preparados e instruídos.Com isso, você e seu grupo estarão muito mais seguros. Para fazer a trilha do Pico do Cabugi é necessário ter mais de 18 anos ou 16 – acompanhado dos responsáveis.

Antes de se aventurar, é bom você saber que a trilha do Cabugi apresenta duas fases: a primeira é feita em um caminho de terra e a segunda é percorrida sobre milhares de pedras e, por sinal, bastante aglomeradas. Pode se preparar para trechos íngremes em meio a elas. É bom ter cuidado ao caminhar por lá, pois como já citado, a maioria das pedras estão soltas, por isso, o serviço de trilheiros é essencial.

O Pico do Cabugi realmente é uma viagem fantástica e emocionante. Então, que tal conhecê-lo? O Clube Candeias dispõe de unidades próprias e rede integrada para hospedagem a um preço justo. Além de diversas vantagens aos associados, o Clube oferece a facilidade em realizar reservas pelo app. Baixe e comece a aproveitar agora mesmo! Clique aqui e saiba mais.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?