Quer aventura? Confira quais as chapadas mais incríveis no Brasil

Belas paisagens, lindas cachoeiras, além de outras maravilhas que encantam os turistas.

O Brasil é um país simplesmente incrível no que diz respeito a belezas naturais. Das praias ao interior das florestas, vivemos cercados de paisagens exuberantes, que despertam fascínio tanto nos brasileiros, quanto nos estrangeiros que passam por aqui. Para os apaixonados pelas viagens, opções não faltam. Se você está a fim de aventura e uma boa dose de emoção, confira essa lista que preparamos das chapadas mais incríveis do Brasil:

  • Chapada das Mesas

Conhecido pelos incríveis lençóis maranhenses, o estado do Maranhão também abriga outras belezas igualmente encantadoras, uma delas é a Chapada das Mesas. Situada no centro sul do estado, nos arredores dos municípios de Carolina e Riachão, essa joia maranhense é repleta de cavernas e cânions.

O viajante que decidir encarar as trilhas ali presentes, será recompensado com belas paisagens e também com lindas cachoeiras. Destaque para a imponente Cachoeira de Santa Bárbara, que tem cerca de 76 metros de altura.

Existem várias formas para se chegar até a Chapada das Mesas, uma delas é viajar de avião até a cidade de Imperatriz, onde é possível alugar um carro e seguir viagem até o Parque Nacional da Chapada das Mesas.

  • Chapada Diamantina

No coração da Bahia, a cerca de 429 quilômetros de Salvador, a Chapada Diamantina é uma excelente amostra das belezas naturais presentes no Brasil. Num equilíbrio entre perfeição e imponência, esse conjunto de cânions e cachoeiras, atraem tanto os apaixonados pela natureza quanto os sedentos por aventura.

Lá se encontram as montanhas mais altas do nordeste brasileiro. É possível obter uma vista panorâmica da região pelo Morro do Pai Inácio, cartão-postal da Chapada. Uma dica é deixar para ir no fim da tarde, pois o pôr do sol poderá proporcionar uma vista de tirar o fôlego.

Chegar até lá é relativamente simples, basta você pegar um avião até a capital Salvador e depois ir de carro para Lençóis.

  • Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães fica a apenas 70 quilômetros da capital Cuiabá. Repleta de mirantes que garantem uma vista incrível dos indescritíveis paredões, a Chapada também conta com algumas cachoeiras e piscinas naturais. Quem chama a atenção é a Cachoeira Véu da Noiva, com cerca de 86 metros de altura, é um verdadeiro deleite aos olhos do viajante.

A Chapada é um ponto turístico de fácil acesso, você pode pegar um avião até Cuiabá e, depois, seguir de carro ou ônibus por um pouco mais de uma hora até a cidade de Chapada dos Guimarães.

  • Chapada do Araripe

Situada entre os Estados de Piauí, Pernambuco e Ceará, abriga grutas, cânions e sítios paleontológicos. O local também conta com uma floresta nacional datada de 120 milhões de anos. Devido a presença da água, a Chapada do Araripe ganha destaque em meio a uma zona semiárida.

Um atrativo da região é Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, onde o viajante irá se deparar com fósseis de dinossauros e peixes que foram encontrados naquela área.

Para chegar ao local, basta pegar um avião até Juazeiro do Norte, e depois seguir de carro – por duas horas – até as redondezas da Chapada.

  • Chapada dos Veadeiros

Localizada no nordeste de Goiás, fica, aproximadamente, a 258 quilômetros da capital nacional, Brasília. No ano de 2001, a Chapada dos Veadeiros, foi considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Uma área repleta de cachoeiras e paredões rochosos, que fazem com que o local seja perfeito para os praticantes de alguns esportes radicais, como o cachoeirismo (uma atividade de turismo de aventura, que implica em descer de uma cachoeira usando técnicas e equipamentos).

Outra atração da região, é o Vale da Lua, local que leva esse nome por conter rochas que, devido a ação das águas do Rio São Miguel, ganharam formas similares as crateras presentes na lua.

É possível chegar à Chapada fazendo uma viagem de avião até Brasília e depois breve viagem de carro por três horas até Alto Paraíso.

Dica para os aventureiros

Ansioso para conhecer as Chapadas? Pensando na sua busca incessante por aventura e diversão, o Clube Candeias está sempre oferecendo os melhores preços em hospedagens para que você consiga realizar aquela viagem que sempre sonhou. Associe-se e aproveite todas as vantagens, incluindo os descontos na rede integrada. Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?