Saiba mais sobre as belezas de Ilha de Itamaracá

Lugares encantadores e paisagens deslumbrantes para curtir as férias!

O litoral nordestino oferece paisagens naturais de tirar o fôlego. Não à toa, são os destinos mais procurados durante os períodos de férias e verão no Brasil. Um local encantador fica localizado no estado de Pernambuco, bem próximo da capital Recife. Estamos falando da Ilha de Itamaracá. O nome vem do tupi e possui vários significados, mas o principal é "Pedra que canta".

Do ritmo das danças de Ciranda às belas praias, siga na leitura desse artigo para saber mais sobre as belezas da Ilha de Itamaracá!

A importância histórica de Itamaracá

Itamaracá tem grande importância na história da construção do Brasil como país. Ela foi uma das capitanias hereditárias originais, a Capitania de Itamaracá, antes de ser incorporada à Capitania de Pernambuco. Foi nessa localidade que em 1516 se construiu o primeiro engenho de açúcar de toda a América Latina, o que fez com que a economia açucareira fosse o grande motivo da prosperidade local.

A Ilha de Itamaracá só se tornou cidade em janeiro de 1959. Hoje conta com uma população de pescadores e um forte turismo.

O que fazer na Ilha de Itamaracá?

Atrações turísticas não faltam na Ilha, que fica distante apenas 50 quilômetros da capital Recife. Listamos os principais passeios abaixo. Confira:

  • Rodas de dança de Ciranda

Uma das mais conhecidas danças do nordeste brasileiro é a ciranda e a sua origem é da Ilha de Itamaracá. Ela foi criada pelas esposas dos pescadores para recepcionar seus maridos nas suas chegadas do mar. Diversas rodas de dança são apresentadas aos turistas que visitam o local.

  • Forte Orange

Construção holandesa datada de 1632, o Forte de Santa Cruz de Itamaracá ganhou o apelido de Forte Orange justamente por sua ligação com a cultura holandesa. Localizado à beira-mar, hoje abriga um grande acervo de objetos da época da invasão holandesa ao local.

  • Praia do Forte

Tem esse nome justamente por ser a praia onde fica o Forte Orange. É a mais famosa da Ilha de Itamaracá e conta com águas próprias para banho, barracas, restaurantes e boa estrutura.

  • Parque do Peixe-Boi Marinho

O maior centro de conservação de mamíferos aquáticos do Brasil. É totalmente dedicado ao estudo dos Peixes-Boi e lá é possível conhecer desde pequenos aos enormes exemplares da espécie. Fica próximo da Praia do Forte e a entrada custa, atualmente, apenas R$ 10.

  • Ilha da Coroa do Avião

De frente ao Forte Orange encontra-se essa Ilha, que faz parte do vilarejo de Vila Velha. Há três possibilidades de chegar lá: de barco, de jangada ou de lancha. A infraestrutura não é das melhores, mas o passeio e o banho de mar já fazem valer a pena.

  • Praia do Sossego

Se o que você busca é um passeio de tranquilidade, paradisíaco e ter contato com a natureza, esse é o local ideal. Como o nome já diz, na Praia do Sossego é possível conhecer uma parte da Ilha de Itamaracá que não é tão badalada.

Gostou de conhecer um pouco sobre as belezas da Ilha de Itamaracá? O Clube Candeias, maior clube de turismo do Brasil, dispõe de inúmeras vantagens aos associados. São unidades próprias com preços imbatíveis, rede integrada de hospedagem com mais de 500 mil opções, plataforma de reservas online, atendimento exclusivo e personalizado e até um programa de recompensas. Clique aqui e saiba mais!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?