Seguro viagem: saiba mais sobre como e quando contratar

A principal finalidade do seguro viagem é permitir que o viajante esteja amparado e protegido no caso de alguma eventualidade.

Viajar é, na maior parte das vezes, sinônimo de aventura, diversão e tranquilidade. Afinal, conhecer novas pessoas e lugares, respirar outros ares e se afastar da rotina diária são coisas que ajudam a recarregar as baterias. Mas nem sempre tudo sai como planejado e, com o objetivo de evitar complicações, imprevistos e dores de cabeça para o viajante é possível contratar um seguro viagem.

A principal finalidade do seguro viagem é permitir que o viajante esteja amparado e protegido no caso de alguma eventualidade, seja nas viagens nacionais ou internacionais. Há vários planos e coberturas, sendo assim, é possível escolher a opção que se encaixa perfeitamente ao seu perfil.

É interessante ressaltar que, dependendo do destino, o seguro viagem se torna algo obrigatório. Isso ocorre muito nas viagens internacionais onde, ao chegar ao país de destino, a pessoa poderá ser impedida pela imigração de entrar e ainda será obrigada a voltar para casa.

A maioria dos países, especialmente os do continente europeu, costumam exigir o seguro viagem. Por isso, já na fase inicial de planejamento e escolha do destino é muito importante que esse ponto seja verificado.

Quais coberturas um seguro viagem oferece? Isso varia de acordo com a seguradora e com as necessidades do viajante. Entre as urgências mais comuns estão:

  • Assistência médica para o caso de acidente ou doença;
  • Assistência farmacêutica;
  • Acompanhamento de menores;
  • Retorno de familiares em situações complicadas, tais como o falecimento de um parente;
  • Repatriamento do corpo;
  • Traslado/repatriamento médico.

Também existem as coberturas contra perdas de itens do viajante (documentos, cartão de crédito, bagagens) e, até mesmo, contra perdas de voo. Muito útil, não é?

Uma maneira de economizar bastante na hora de contratar o seguro viagem é fazer uma pesquisa prévia comparando os valores entre algumas seguradoras. As diferenças podem ser significativas em muitas situações.

Onde contratar?

Normalmente, a contratação pode ser feita no site ou na agência da seguradora. Além disso, é uma prática comum das operadoras oferecer o seguro viagem no momento em que pessoa compra sua passagem aérea ou contrata um pacote de viagens.

É caro?

O preço do seguro viagem depende de vários aspectos, mas, no geral, não costuma ser muito caro, mesmo para as viagens internacionais.

No mais, quando o turista sabe que estará protegido no destino para o qual está indo, tudo fica melhor, afinal, boa parte das preocupações ficam de lado e, no caso de qualquer problema, ele estará coberto e não precisará se preocupar perdendo a oportunidade de aproveitar de todas as formas possíveis a sua viagem dos sonhos!

Planeje sua viagem

Seja um associado do Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil. Com o Candeias, o viajante, sua família e amigos têm acesso a uma rede ampla de unidades próprias e uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo. Saiba mais clicando aqui!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?