Sete lugares incríveis para quem gosta de escalar

São vários locais no Brasil para quem gosta de aventura.

A prática da escalada esportiva vem crescendo no Brasil. Os primeiros registros do esporte no País são do século XIX. Foi fundada em 2004 a Federação Brasileira de Montanhismo e Escalada para ajudar os praticantes e regulamentar o esporte. O Brasil conta com diversos locais apropriados para pessoas -com e sem experiência – praticarem a escalada. Separamos sete lugares incríveis para escalar!

Chapada Diamantina (BA)

A região está localizada a pouco mais de 500 quilômetros de Salvador. Permite a prática de vários tipos de escalada, como a tradicional e a esportiva. Locais como o Parque da Muritiba e o Morro do Pai Inácio já são conhecidos pelos esportistas mais experientes e atraem bastante os escaladores. A melhor época para a visita é entre os meses de maio e outubro.

Rio de Janeiro (RJ)

A capital carioca não é conhecida apenas pelas praias e pontos turísticos como o Cristo Redentor. No Rio de Janeiro é possível praticar a escalada durante todo o ano. Por ser uma cidade grande, é o local com maior facilidade para quem deseja iniciar no esporte. As vias vão desde as mais fáceis e básicas até as mais difíceis. Destacam-se o Pão de Açúcar, o Parque Estadual da Pedra Branca e a Serra dos Órgãos. Ambos lugares proporcionam aos praticantes picos de escalada tradicional, esportiva e boulder.

São Bento do Sapucaí (SP)

Cidade do interior paulista, a 199 quilômetros da capital, São Bento do Sapucaí está na região da Serra da Mantiqueira, bem próxima de Campos do Jordão. É um dos centros de escalada do Brasil, permitindo a prática das diversas modalidades do esporte. O local de destaque aqui é a Pedra do Baú, com quase 2 mil metros de altitude. Por ser uma região fria, o ideal é escolher a época de seca para escalar — entre maio e setembro.

Araruna (PB)

A cidade está localizada na Região Geográfica Imediata de Guarabira e se localiza a 165 quilômetros da capital paraibana João Pessoa. Nela se encontra a Pedra da Boca, que fica a 336 metros de altura no Parque Estadual da Pedra da Boca. Esse nome é devido a uma formação rochosa que contém uma cavidade similar a uma grande boca. A escalada é bastante praticada no local. Devido ao período de chuvas no meio do ano, o ideal é visitá-la de setembro a fevereiro. Além das condições ideais para escalar, possui uma linda paisagem.

Lapinha (MG)

A 143 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Lapinha é considerada por muitos praticantes um dos melhores locais do Brasil para a escalada esportiva. Entre os meses de maio e outubro, época de seca, é quando os visitantes costumam frequentar a cidade para escalar nas várias vias de escalada existentes.

Serra Caiada (RN)

Às margens da BR 226 está a cidade de Serra Caiada, no Agreste Potiguar. É relativamente próxima à capital Natal, que está a apenas 74 quilômetros. É um bom lugar para iniciantes e para mais experientes na prática da escalada. Conta Com mais de 200 vias de escalada. O melhor período para visitar é entre agosto e fevereiro.

Pindamonhangaba (SP)

A 149 quilômetros da capital paulista encontra-se essa cidade, conhecida por um dos pontos de escalada mais famosos do País: a Falésia Paraíso. As vias são mais simples, sendo classificadas como de baixa e média graduação. Por isso, é um local excelente para quem quer aprender a escalar. No período de secas, entre maio e setembro, é quando a cidade é mais visitada pelos praticantes do esporte.

Se você quer viajar para ter momentos de muita diversão e lazer, inclusive com a prática da escalada, o Clube de Candeias é uma das melhores opções. O clube de turismo oferece a seus associados vantagens como unidades próprias em todo o País, descontos especiais em redes integradas e acesso a um programa de recompensas onde cada reserva se transforma em pontos para serem usados em futuras hospedagens. Clique aqui e confira!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?