Sete mercados municipais pelo Brasil que vale a pena conhecer

Passear nos mercados municipais é uma aventura deliciosa! Na sua próxima viagem não deixe de conhecer.

Quer um bom conselho quando estiver visitando uma nova cidade? Pois bem, além de conhecer os principais pontos turísticos, não deixe de visitar o mercado municipal do lugar. Assim você fica por dentro da cultura local e, ainda pode aprender mais sobre a culinária, o artesanato, as histórias, os costumes e curiosidades.

Considerados patrimônios históricos, os mercados municipais são muito importantes para o turismo da cidade. Continue a leitura e saiba mais sobre alguns dos principais mercados municipais brasileiros para visitar.

Mercado Municipal de São Paulo

Situado na capital paulistana, o Mercado Municipal de São Paulo foi fundado no ano de 1933. Localizado no Centro (Rua da Cantareira), o prédio possui um estilo neoclássico com toques góticos e ainda conta com 55 vitrais relacionados à produção de alimentos – realmente uma arquitetura impressionante!

O local abriga bares, restaurantes e 280 boxes com frutas e verduras frescas, especiarias, carnes, queijos, vinhos e muito mais. Quando estiver passeando por lá, não deixe de saborear o famoso pão com mortadela e o delicioso pastel de bacalhau.

Mercado Central de Belo Horizonte

Em Minas Gerais, o Mercado Central de Belo Horizonte é um convite para descobrir mais sobre a cultura mineira. Tradicional na capital, o mercado que foi originado no ano de 1929, possui mais de 400 lojas. Variedade é o que não falta nesse espaço. Artesanato, ervas medicinais, queijos, gastronomia, cachaças e diversas iguarias fazem parte do circuito.

Não deixe de comer o inconfundível quibe recheado. Para visitá-lo basta seguir a Avenida Augusto de Lima, 744, no Centro.

Mercado Público de Porto Alegre

No Rio Grande do Sul, o Mercado Público de Porto Alegre é um verdadeiro ponto de encontro dos gaúchos e turistas. O espaço, inaugurado no ano de 1869, é composto de 110 estabelecimentos com banca de frutas, padarias, peixarias, pet shops, barbearia, artesanato, bares, lanchonetes e gastronomia variada.

Aproveite também para conhecer o Bar Naval e a Banca 40, lugares tradicionais do mercado. Está localizado no Centro de Porto Alegre, Largo Jornalista Glênio Peres.

Mercado Modelo de Salvador

Na terra baiana, o Mercado Modelo de Salvador é uma parada obrigatória. Fundado no ano de 1912, possui 263 lojas de artesanato, souvenirs e restaurantes. Uma boa dica é, também, aproveitar as rodas de capoeira que ocorrem aos sábados, atrás do mercado.

Na hora que bater a fome, recomendamos os restaurantes Camafeu de Oxossi e o Maria de São Pedro, bastante conhecidos pela culinária local. O endereço fica na Praça Visconde de Cairu, na Cidade Baixa.

Mercado Municipal de Curitiba

Com 60 anos de história, completados no ano de 2018, o Mercado Municipal de Curitiba oferece de tudo um pouco. Além dos quiosques e restaurantes, o Mercado paranaense comercializa temperos, queijos, frutas, verduras, doces, chocolates, embutidos, produtos orgânicos, carnes exóticas, roupas, artesanato, e muito mais!

Depois das compras, que tal provar uma carne de onça ou um barreado? O mercado fica na Avenida Sete de Setembro, 1865, no Centro da cidade.

Mercado Central de Fortaleza

Considerado um dos maiores do Brasil, o Mercado Central de Fortaleza está ao lado da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção e da Catedral, na Avenida Alberto Nepomuceno, 199. Nos seus cinco pavimentos, você poderá ver os 553 boxes com artigos em couro, rendas, bordados, souvenirs, cachaças e castanhas.

O bom é que todos esses produtos cearenses são vendidos a preços populares. Não deixe de provar as tradicionais comidas nordestinas.

Mercado da Madalena

Em Recife, você não pode deixar de conhecer o Mercado da Madalena, especialmente para quem adora uma boa gastronomia típica com arrumadinho de carne de sol, cuscuz com rabada, mungunzá, sarapatel, tapioca com queijo coalho e coco ralado, além de mais opções. A culinária dos pernambucanos é uma verdadeira perdição.

O mercado também vende pássaros, peixes ornamentais, farinhas, manteiga de garrafa, cachaça artesanal, bolo de rolo e outros quitutes. Para chegar lá basta ir pela Rua Real da Torre, na praça Solange Pinto Melo.

Mercado Ver-o-Peso

Ícone cultural de Belém, o Mercado Ver-o-Peso possui um complexo arquitetônico e paisagístico de 35 mil metros quadrados. Conhecido como um dos primeiros mercados públicos do Brasil, está situado à beira da baía do Guajará. Um local agitado, que funciona 24 horas e sete dias por semana, repleto de tendas de alimentos, especiarias, peixes diversos, açaí, farinhas de mandioca, frutas e ervas amazônicas.

Aproveite para conhecer a Praça do Relógio, o Mercado da Carne, a Praça do Pescador, a Feira do Açaí e a Ladeira do Castelo, que são os diferentes prédios que compõem o mercado. O Mercado Ver-o-Peso está localizado na Avenida Boulevard Castilhos França.

Planeje sua viagem

Passear nos mercados municipais é uma aventura deliciosa! Na sua próxima viagem não deixe de conhecer.

O Clube Candeias, maior clube de turismo programado do Brasil e um dos maiores do mundo, oferece diversas vantagens para seus associados. Faça sua reserva por meio do aplicativo ou da plataforma online. São mais de 500 mil opções de hospedagem na rede integrada em todo o mundo, com os melhores preços. Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?