Seu destino é Belém do Pará? Confira o que há de melhor para fazer na cidade

Belém é uma das capitais mais antigas do Brasil e possui uma das melhores culinárias brasileiras.

Também conhecida como “a cidade das mangueiras”, a capita fica às margens do Rio Guajará. Suas praças e ruas são orladas de mangueiras. Belém ganhou fama por causa da maior romaria do Brasil, o Círio de Nazaré e do aguaceiro que cai toda tarde. Mas não se preocupe, o paraense já se habituou a sair antes ou depois da chuva – que não costuma demorar, logo o sol volta a brilhar.

Não faltarão lugares pitorescos para visitar. Saiba quais.

  • Mercado do Ver o Peso

De cara o turista já fica encantado com esse mercado. A maior feira livre da América Latina – um misto de cores e sabores. Por lá tudo se vende – peixe preparado na hora, comidas típicas e a erva para fazer banhos e chás, além do artesanato marajoara. Nas pequenas barracas dá para se deliciar com as comidas paraenses, como o açaí, tacacá e, até um bom pedaço de pirarucu (o bacalhau do Pará).

Pode-se dizer que é um dos maiores pontos turísticos da capital.

  • Mangal das Garças

Um oásis para quem ama a natureza, é assim que se sentem os que visitam o Parque Naturalista Mangal das Garças, às margens do rio Guamá. Foi revitalizado pelo governo em 2005 e hoje tornou-se um dos maiores atrativos da cidade. Depois de apreciar a vegetação típica, plantas exóticas e aves raras, dá para aproveitar um belo almoço no restaurante local.

  • Basílica de Nazaré

Essa belíssima igreja de arquitetura muito antiga é o coração do paraense, recebe visita do mundo todo e de romeiros que vão assistir o Círio de Nazaré.

  • Teatro da Paz

Não tem como ir a Belém e não visitar essa obra-prima que data da época áurea do ciclo da borracha, conhecido com a joia da Amazônia. Recebe, no ano todo, muitos artistas e peças de alto nível.

  • Estação das Docas

Muito curioso e chama atenção do turista porque até o ano 2000 era apenas o porto fluvial de Belém, a partir daí, transformou-se na Estação das Docas, um dos locais mais visitados e apreciados. Por lá você encontra restaurantes excelentes, lojas de roupas, sorveterias, cervejarias e muito mais. Vale a penas visitar.

Culinária paraense

A comida do Pará é para os fortes, e não perde em nada para os melhores sabores do mundo. Conhecida por quem já provou, tem sabores exóticos, picantes e deliciosos.

  • Tacacá – Muito consumido na região Norte, é um hábito o paraense dar uma passadinha numa banca de tacacá, principalmente a tarde para degustar essa maravilha feita com tucupi (um líquido amarelo extraído da mandioca), jambú (folhas que deixam a boca meio anestesiada), goma de tapioca feito o mingau grosso e camarão seco. Essa mistura toda resulta no famoso tacacá;
  • Pato no tucupi – Outro prato exótico do Pará, muito famoso na época do Círio de Nazaré, os moradores oferecem essa iguaria aos convidados. É o pato cozido com tucupi e maniçoba acompanhado de arroz branco e farinha d’agua;
  • Maniçoba – Essa é a mais estranha e exótica de todas as delícias paraenses, muito parecida com a feijoada. Ela é feita com a folha da maniva (mandioca) e cozinha durante uma semana para extrair o veneno da planta. Os temperos são os mesmos da feijoada, carnes e toicinhos defumados. Depois de pronta todos aprovam;
  • Açaí – O carro chefe das iguarias paraenses largamente conhecido no mundo todo, essa delícia é consumida por lá com farinha e peixe salgado.

Belém é uma das capitais mais antigas do Brasil fundada em 1616 e possui uma das melhores culinárias brasileiras. Também é famosa pelo carimbó cantado pelo famoso Pinduca. Na capital chove todos os dias à tarde, tem até um bordão paraense muito conhecido: vamos “antes” ou “depois” da chuva?

Se já decidiu ou não seu destino, conheça tudo que o Candeias pode oferecer em matéria de conforto e praticidade. Como sócio você pode desfrutar das melhores hospedagens e reservas feitas pela plataforma online. Descontos em hospedagens e preços imbatíveis, dá para levar toda família. Saiba mais aqui.

Por Ruth Galvão


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?