Tenha lembranças inesquecíveis da sua road trip

Escolha o destino, planeje a rota e as paradas e boa viagem!

A simples habilidade de dirigir um carro pode ser o suficiente para proporcionar uma das mais memoráveis experiências da sua vida: a road trip. Sempre se fala bastante sobre planejar sua viagem, mas road trips – inglês para "viagem de estrada", onde se dirige em grandes distâncias com muitas paradas pelo caminho – apresentam seus próprios e especiais desafios (e oportunidades) e requer muita atenção e comprometimento com seu planejamento.

Algumas pessoas gostam de antecipar detalhadamente cada quilômetro de sua viagem, outros preferem deixar espaço para aventuras espontâneas. De qualquer maneira, você precisa saber algumas coisas básicas: onde, quando e como você vai? Para estar um passo à frente, também é importante considerar detalhes de logística, como: onde você vai dormir, o que vai comer, como vai abastecer, quanto tempo vai durar a viagem…

É importante lembrar que dirigir é a parte mais essencial de uma road trip, por isso não se apresse. Se há algo não planejado no caminho pelo qual você julgue que valha a pena parar, faça. É parte da experiência!

Aqui estão algumas dicas para fazer da sua primeira road trip um sucesso:

1 – Decida seu destino

É uma boa ideia escolher um destino não tão distante para sua primeira experiência. Uma viagem até uma cidade a algumas horas de distância pode ser uma boa para aqueles que não estão acostumados a dirigir por tanto tempo. Caso já seja um motorista experiente, pode valer a pena fazer viagens mais longas, o que vai necessitar um planejamento de rota.

2 – Escolha sua rota

Muitas pessoas fazem road trips apenas pelos cenários que a estrada pode proporcionar. Você pode usar a internet ou, até mesmo, um mapa tradicional (o que traz um certo romantismo) para fazer sua rota. Alguns motoristas preferem usar estradas alternativas às rodovias principais. Mesmo que isso custe algum tempo a mais, pode ser possível contemplar paisagens lindas.

3 – Verifique o estado do veículo

Se você está pensando em dirigir grandes distâncias por vários dias, é essencial uma vistoria mecânica para verificar se não há problemas com o veículo. Checar coisas básicas para o funcionamento pleno do veículo pode ser o suficiente para evitar dores de cabeça e, até mesmo, eventuais acidentes. Atente-se também se o seu veículo é o mais indicado para viagem escolhida ou se tem espaço suficiente para passageiros e quantidade de bagagem necessária, além do consumo de combustível.

4 – Leve entretenimento

É claro que o motorista precisa estar sempre atento à estrada, porém os passageiros podem querer alguma distração ao longo do caminho. Dispositivos de música, livros, palavra-cruzada, revistas, jogos e vídeo-games portáveis, entre outros, são excelentes exemplos de passatempos em uma road trip.

5 – Planeje suas paradas

É razoável estimar que você precise de algumas paradas para descanso após algumas horas de viagem. Verifique em sua rota se existem cidades, parques, lojas ou restaurantes que valham a pena visitar e agende suas paradas. Isso tudo é parte essencial de uma road trip.

Para facilitar ainda mais o planejamento de suas paradas, conte com o Clube Candeias. São mais de 500 mil opções de hospedagem na rede integrada e diversas unidades próprias em várias cidades brasileiras. Você pode programar sua viagem, acessando a plataforma online, de forma fácil e sem burocracia, e contar com todo o apoio de uma equipe qualificada para esclarecer as suas dúvidas e fornecer todo o suporte necessário. Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?