Visitar um museu é travar um contato íntimo com a história. O conhecimento guardado pelas paredes desses lugares transportam seus visitantes a épocas, mundos, culturas e personagens carregados de experiências enriquecedoras, de entretenimento e inesquecíveis ao mesmo tempo.
As opções são muitas: Ciências, História, Tecnologia, Natureza, Animais pré-históricos… Se você pretende visitar algum durante suas férias este artigo irá ajudar a escolher. Vamos falar sobre os dez museus mais visitados do mundo e algumas de suas curiosidades.
1 – LOUVRE
O Museu do Louvre localiza-se em Paris, na França, e foi fundado em 1973. É um dos mais renomados e importantes do planeta. Dentre as maravilhas contidas em seu acervo de mais de 30 mil peças, podem ser encontradas a “Monalisa” de Da Vinci a “Balsa da Medusa” de Géricault e esculturas como “Os escravos” de Michelângelo.
2 – METROPOLITAN MUSEUM OF ART
O MoMA localiza-se em Nova York – nos Estados Unidos. Foi fundado em 1870 e possui incríveis dois milhões de obras em seu acervo, que contemplam cerca de 5000 anos de história da humanidade. Dentre as peças que mais se destacam encontram-se pinturas europeias dos séculos XVIII e XIX de grandes mestres como Van Gogh, Cézanne, Rembrandt e Monet.
3 – BRITISH MUSEUM
Em Londres, na Inglaterra, está o Museu Britânico que carrega em sua história vários títulos. Foi o primeiro museu popular, gratuito, secular (foi fundado em 1753) e de amplitude nacional em todo o mundo. Lá você encontrará peças fantásticas como “Pedra de Rosetta”, “Mármore Egin” e bronzes inigualáveis de Benin.
4 – MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SHANGAI
Um museu jovem, inaugurado na China, em 2001. Aspectos que justificam seu sucesso são as exposições, de caráter interativo, e a arquitetura moderna. Mas, um dos grandes atrativos é as quatro salas de cinema nas quais se pode assistir a filmes cujo conteúdo são ciências e outros temas ligados à vida na Terra. Há um MAX 3D Theater, o IMAX Dome Theater, o Iwerks 4D Theater e o Space Theater.
5 – MUSEU NACIONAL DA CHINA
Localizado na parte leste da Praça da Paz Celestial, foi inaugurado em 1959. É mundialmente reconhecido por possuir em seu acervo obras que retratam a história chinesa e das antigas dinastias. Em seu acervo de cerca de 1 milhão de peças há raridades como objetos de bronze e porcelana, e também artefatos de jade e ilustrações de época.
6 – TATE MUSEUM
No distrito de Bankside em Londres, o Museu Tate é jovem (fundado no ano 2000), contudo já tendo se tornado um dos principais museus de arte contemporânea do mundo. Localizado em uma usina termoelétrica, o Tate possui exemplares de todos os movimentos artísticos do século XX, um deleite para os amantes dessa arte.
7 – MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL AMERICANA
Situado em Washington, D.C. o Museu apresenta um dos maiores acervos do mundo totalizando impressionantes 125 milhões de espécies de plantas, animais, rochas, fósseis e objetos representativos da cultura humana. No térreo é possível comprar lembranças na loja do museu e visitar exposições de pesquisas relacionadas ao próprio. As maiores coleções estão concentradas no primeiro e segunda andar.
8 – MUSEUS VATICANO
O que era uma ideia simples de exposição de um antigo papa tornou-se um dos museus mais importantes da história da humanidade. O nome no plural pode soar estranho, porém tem explicação. O Museu, na verdade, é um conjunto de outros pequenos museus que foram reunidos e instalados nos aposentos dos palácios que foram propriedades de antigos papas. Obras de grandes artistas como Van Gogh, Matisse, Giotto di Bondone são encontradas lá.
9 – MUSEU DO AR E DO ESPAÇO
Localizado em Washington, D.C., nos Estados Unidos, possui a maior coleção de aeronaves e naves do mundo. As principais são a Wright Flyer, a primeira aeronave motorizada projetada pelos irmãos Wright e a Apolo 11, a primeira espaçonave a levar humanos até a Lua. Outro atrativo do local é a oportunidade que os visitantes têm de conhecer o interior de uma espaçonave.
10 – GALERIA NACIONAL DE LONDRES
Também veterano como o colega British Museum, a Galeria Nacional de Londres foi inaugurada em 1838 possuindo uma vasta coleção de mais de 2.300 pinturas de artistas de épocas variadíssimas. O espectro temporal vai do século 13 até o início do século 20. Lá você encontrará obras como “O Sepultamento de Cristo” de Michelângelo, “Vênus e Marte” de Boticelli e “Os girassóis” de Van Gogh.