Turismo cervejeiro – destinos para visitar e degustar as melhores cervejas

A cerveja é quase que um patrimônio dos brasileiros, sendo consumida por milhões de pessoas todos os dias. Desde as clássicas e industrializadas até as modernas e artesanais, todas as opções são interessantes para o brasileiro que gosta de apreciar uma boa cerveja. Além disso, outra paixão que muitas pessoas carregam consigo é viajar e conhecer novos lugares, novas pessoas, costumes, crenças e culturas. E o melhor de tudo é que essas duas paixões podem ser unidas, pois existem excelentes destinos para o chamado turismo cervejeiro no Brasil.

Para se ter ideia existe uma rota do turismo cervejeiro que conta com oito cidades no total. São seis cidades no Rio de Janeiro, além de Blumenau e Ribeirão Preto. Nesses destinos do chamado turismo cervejeiro é possível conhecer fábricas e ficar por dentro de todo processo de produção das cervejas mais famosas do Brasil. Com isso, quem visita esses lugares pode conhecer pequenas e grandes fábricas de cervejas comerciais e artesanais.

Rota da Cervejaria no Rio de Janeiro

Essa é uma das grandes dicas para quem gosta de viajar e degustar uma boa cerveja. A Rota da Cervejaria fica na Região Serrana do Rio de Janeiro e conta com nada menos que seis cidades durante todo a rota: Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Santa Maria Madalena. São vários destaques nesse passeio que envolvem um pouco da história local das cidades, misturando-se à história das próprias fábricas de cervejas locais e a importância que elas representam para a economia local.

Um dos destaques, por exemplo, é a visita à Fábrica da Bohemia, que fica na cidade de Petrópolis. Essa é a cerveja mais antiga do Brasil e uma das mais tradicionais. Nas visitas o turista pode conferir como se dá o processo de fabricação de alguns rótulos, degustar algumas cervejas, além de se divertir nos bares e restaurantes.

Blumenau

Outro ponto importante do turismo cervejeiro brasileiro é a cidade de Blumenau, Santa Catarina. A cerveja local é de grande qualidade e é fortemente influenciada pelo lado alemão da cidade. Além disso, para quem gosta de festas e festivais esse é o destino perfeito, pois é em Blumenau que acontece a maior festa da cerveja em território brasileiro, a Oktoberfest. Nesse evento é possível degustar os mais variados tipos de cervejas e conhecer um pouco da cultura alemã.

Blumenau também é famosa no turismo cervejeiro devido ao Vale da Cervejaria, que dispõe de mais de 14 cervejarias ao longo de 10 cidades próximas de Blumenau. Essa é a opção mais interessante para quem gosta de customização e de definir o próprio roteiro. Em todos os destinos é possível visitar as fábricas, entender o processo de funcionamento e degustar um pouco da cerveja produzida por lá.

Ribeirão Preto

Para quem está em busca de exclusividade o destino certo é Ribeirão Preto. A cidade conta com os chamados brewpubs, que são pequenos bares que vendem apenas a própria cerveja produzida. Também existem as chamadas micro cervejarias que fazem parte de um tour cervejeiro.

Esse passeio no tour cervejeiro dura cerca de nove horas e conta com atrações como a visita nas fábricas, degustação dos rótulos produzidos, interação com os produtores e conhecer detalhes do processo de fabricação.

Canela

A Serra Gaúcha também é famosa pela cerveja local, apesar do frio. Em Canela, por exemplo, é possível visitar os pubs locais que oferecem curso e visitação à fábrica.

Na vizinha Nova Petrópolis o visitante pode conhecer a fábrica Edelbrau, com o chope fresquinho preparado na hora – que pode ser degustado com delícias da culinária alemã.

Clube Candeias

Para visitar as cidades do turismo cervejeiro no Brasil conte com o apoio do Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do país. O Clube possui diversas vantagens para os associados como, por exemplo, unidades próprias e preços exclusivos.

Quem visitar Canela poderá ficar hospedado na unidade própria do Clube Candeias na cidade. O Candeias Alineville possui acomodações com cobertores, roupa de cama, travesseiro, TV a cabo, frigobar e ar condicionado. Outras vantagens são: café da manhã, estacionamento privado e Wi-Fi.

Para mais informações clique aqui




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?