Turismo em Ortigueira-PR – para os amantes da natureza

Para quem está pensando em planejar uma viagem, Ortigueira é um local repleto de encantos e riquezas naturais! Cachoeiras, trilhas, cavernas, serras, paredões e muitas paisagens de tirar o fôlego compõem a cidade de terceira maior extensão territorial do Paraná. Além disso, ela conta com duas reservas indígenas: Tibagy/Mococa e Queimadas, ambas compostas por índios da etnia Kaingang.

O município está situado na região central do estado, cerca de 250 km da capital Curitiba. Seu nome deriva da existência abundante de urtigas, uma planta coberta de pelos fininhos que, ao entrar em contato com a pele, provocam irritação e muita coceira.

Outra curiosidade é que a cidade é reconhecida como a “Capital Paranaense do Mel”, uma vez que é maior produtora do Paraná e a segunda do Brasil, exportando o produto para países como Alemanha, Estados Unidos e Canadá. O mel produzido lá, inclusive, recebe registro de indicação geográfica, com certificação de denominação de origem.

Para os amantes da natureza, Ortigueira é um destino imperdível! Confira, a seguir, os principais pontos turísticos desse verdadeiro santuário ecológico:

Serra Pelada

A Serra Pelada é uma imponente cadeia de montanhas rochosas, sendo exatamente essa a razão de seu nome. Está localizada a 18 km de Ortigueira, diante da (também grandiosa) Cachoeira Véu de Noiva.

O lugar é considerado uma atração turística porque, além de possuir muitas trilhas, o seu topo garante um verdadeiro mirante natural, que possibilita uma visão panorâmica surpreendente de toda a formação.

Para os aventureiros de plantão, a Serra Pelada é um prato cheio, já que ali não faltam opções para a prática de esportes como montanhismo, rapel, parapente e voo livre – muito comuns no local. No entanto, mesmo os que não se arriscam tanto assim, podem aproveitar a proximidade com a natureza e os inúmeros encantos da Serra.

Cachoeira Véu de Noiva

São impressionantes 150 metros de queda d’água, que formam um lago e uma gruta internos. Ao descerem pelas rochas, de maneira dispersa, as águas produzem um efeito visual semelhante ao de um véu, protegido por uma vegetação robusta.

O percurso para chegar na Cachoeira pode ser feito por meio de uma trilha, onde os turistas encontram dois córregos e variadas espécies de plantas, muitas raras. Novamente, quem curte esportes radicais, pode fazer escaladas pelo rochedo para tomar banho em um peitoral no alto da Cachoeira.

Salto Dito Gradiano

A 15 km de distância de Ortigueira, pela estrada do Lajeado Bonito. Ao menos o acesso inicial deve ser feito de carro, no entanto, para se chegar ao Salto Dito Gradiano é necessário percorrer uma trilha.

A trilha tem um certo grau de dificuldade para quem não está acostumado, mas todos os obstáculos compensam. As águas da cachoeira despencam a 70 metros de altura, formando uma paisagem que arrebata o coração dos visitantes.

No caminho de ida ou de volta, vale muito a pena dar uma paradinha e comprar os deliciosos queijos de búfala produzidos na região.

Morro da Pedra Grande

Situado a 35 km do centro do município, seguindo pela Rodovia do Café (BR 376) no sentido Mauá da Serra, o Morro da Pedra Grande é uma gigantesca montanha que atrai turistas não só pela sua própria beleza, mas, também, pela paisagem natural que a envolve.

Tal qual a Serra Pelada, trata-se de um mirante natural, de 1000 metros de altitude, que permite a apreciação de todo o relevo e cobertura vegetal do entorno. No cume do morro encontra-se uma antena de telecomunicação, bem como uma rocha, onde estão inscritas as iniciais de dois relevantes cartógrafos que mapearam a região: JHE (John H. Elliot) e JFL (Joaquim F. Lopes).

Ortigueira é uma pequena cidade que possui um grande potencial para o ecoturismo. Aos poucos estão sendo descobertos mais e mais tesouros escondidos em seu território. Uma coisa é certa: momentos de diversão e descanso em meio à natureza estonteante estão garantidos!

Clube de turismo

Para planejar sua viagem a qualquer lugar do Brasil e do mundo, conte com o Clube Candeias! São inúmeras vantagens aos associados, entre elas, rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens, unidades próprias e programa de recompensas. A ideia é simples: a cada R$1,00 em reservas na rede integrada, você ganha 1 ponto para utilizar na hospedagem em uma unidade própria do Clube Candeias.

Clique aqui e descubra mais vantagens!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?