Vai viajar? Como levar seu comprovante de vacinação da COVID-19?

A vacinação da população mundial contra a Covid-19 já está em estágio avançado em várias partes do mundo. Com isso, várias restrições adotadas para a entrada de estrangeiros começaram a ser revistas em alguns locais e assim, atividades normais antes da pandemia como o turismo, viagem em família, viagens profissionais, entre outras, estão voltando a ser algo corriqueiro novamente.

Com a queda das restrições e aumento do número de vacinados, governos de todo o mundo estão exigindo a apresentação de um comprovante de vacinação. O objetivo é o mesmo de antes: controlar a transmissão do vírus. Dessa forma, é indispensável ter em mãos o comprovante de vacinação da Covid-19, uma vez que a pandemia ainda não está totalmente superada.

O comprovante confirma que a pessoa já está devidamente vacinada. Vale destacar que o documento também pode ser importante para uso dentro do Brasil, considerando a flexibilização de atividades dentro do próprio país. Um exemplo disso são as visitas a museus e demais locais públicos, fechados ou a céu aberto, que estão exigindo a apresentação do comprovante de vacinação para a entrada no recinto.

Onde emitir o comprovante?

A boa notícia é que o Governo Federal criou um sistema via aplicativo para que todos os brasileiros devidamente vacinados possam imprimir o comprovante de vacinação. O sistema criado é o Conecte SUS – responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação.

Além do próprio aplicativo, o Conecte SUS também está disponível na versão web, para quem prefere não fazer o download do aplicativo no celular. Nas duas versões é bastante simples dar início ao processo de emissão do comprovante de vacinação. Basta inserir alguns dados pessoais e as informações com o registro de vacinação aparecem na tela.

Além disso, é importante ficar atento às exigências extras em cada país. Alguns países possuem regras específicas, desde o documento emitido em um determinado idioma, até demais exigências como, por exemplo, não aceitar um determinado tipo de vacina. Por isso, é preciso ter atenção a tais detalhes na hora de viajar.

O Conecte SUS já possui a opção para imprimir versões do comprovante de vacinação em inglês e espanhol.

O que fazer caso não consiga emitir o documento?

A indicação nesse caso é entrar em contato com o sistema de atendimento do Conecte SUS para saber qual a causa do problema. De antemão é preciso adiantar que muitas pessoas já passaram pela mesma situação: erro de digitação na hora de emitir o comprovante. Qualquer dado errado irá, automaticamente, levar a informações contraditórias no cadastro nacional, ou seja, não será possível emitir o comprovante.

Por isso, é preciso ter atenção para que todos os dados sejam preenchidos corretamente. Caso esteja tudo certo e ainda assim não seja possível emitir o comprovante, é necessário entrar em contato com o local em que foi realizada a vacina e solicitar a alteração.

Clube Candeias

Viajar com o maior clube de férias do mundo é algo muito fácil, divertido e simples. O Clube Candeias possui uma série de vantagens para quem é associado e uma delas é a rede integrada de hospedagem pelo mundo. A rede integrada conta com mais de 500 mil opções de hospedagens pelo mundo todo e acomodações de qualidade para garantir o conforto de quem está viajando.

Para mais informações é só acessar aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?