Você sabe quais são as maiores cidades do Brasil?

O Brasil está entre os países mais populosos do mundo!

O Brasil está entre os países mais populosos do mundo, afinal, somamos 207.660.929 ( segundo o IBGE) distribuídos nos mais de 5.500 municípios do País.

A maior parte da população brasileira vive concentrada nos grandes centros urbanos. As estimativas apontam que algo em torno dos 22% dela se encontre nas principais capitais.

Mas você sabe quais são as maiores cidades brasileiras? Será que você conhece algumas delas? Continue a leitura e fique por dentro desse assunto!

1. São Paulo (SP)

São Paulo é a maior cidade do Brasil com uma população de pouco mais de 12 milhões de pessoas. Ela também é a maior cidade do hemisfério sul e das Américas. Em escala mundial, está na décima posição.

Mais de 60% das multinacionais em atuação no País têm suas sedes na cidade. Para termos uma ideia do peso de São Paulo, basta considerar que 10% do PIB é gerado no município.

2. Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro tem quase 7 milhões de habitantes. Conhecida como a Cidade Maravilhosa, está entre os principais destinos para turistas do Brasil e do mundo. A título de curiosidade, a UNESCO declarou parte da cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Além disso, ainda há o forte peso e influência cultural do Rio tanto aqui quanto no exterior.

3. Brasília (DF)

Brasília conta com 2.977.216 de habitantes. A capital do Brasil tem uma curiosidade interessante: é a maior cidade do mundo dentre aquelas que foram construídas no século XX.

Além de ser a sede dos três poderes da República, também é onde estão sediadas mais de 120 embaixadas estrangeiras. Surgiu a partir de um plano de urbanismo desenvolvido por Oscar Niemeyer. O chamado “Plano Piloto” tinha razão de ser: a cidade tem o formato de um avião.

4. Salvador (BA)

Salvador foi uma das primeiras cidades da América e se tornou a primeira capital nacional na época da colonização portuguesa. É considerada centro da cultura afro-brasileira graças à forte presença e influência da cultura africana na região e no estado da Bahia. São 2.938.092 de habitantes.

5. Fortaleza (CE)

Fortaleza tem 2.609.716 habitantes e ocupa o segundo lugar na lista dos destinos turísticos mais desejados do País.

A cidade tem esse nome graças a um Forte construído no século XV: o Forte Schoonenborch que protegia a região no período da ocupação holandesa.

Por estar situada praticamente em uma extremidade do continente é a capital brasileira mais próxima do continente europeu.

6. Belo Horizonte

A capital do estado de Minas Gerais tem uma geografia única com planícies e morros. Fundada com a finalidade de ser o centro administrativo e político do estado, tornou-se muito influente no contexto geral do País nos aspectos econômicos, culturais e políticos.

Nos últimos anos, tem ganhado destaque e sido considerada como uma referência em áreas como informática, biotecnologia e tecnologia de última geração. A população é de 2.513.451.

7. Manaus

Manaus foi fundada onde ocorre o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões. O nome é uma espécie de homenagem à nação indígena Manaós que habitava a região.

A maior cidade da região amazônica também se destaca por ser um dos destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros. A população é de 2.094.391 habitantes.

Quer fazer turismo e conhecer as maiores cidades do Brasil?

Aproveite todas as vantagens de ser um associado do Clube Candeias. O maior clube de turismo do País dispõe de hospedagem em unidades próprias com preços imbatíveis, plataforma de reservas online e clube de recompensas. Clique aqui e saiba mais.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?