10 principais pratos da culinária carioca

Que o Rio de Janeiro é lindo por natureza e conhecido pelas suas belezas e paisagens únicas a gente já sabe. Agora, agregando valor a esse lugar encantador, o Candeias http://www.candeias.com.br/, o melhor clube de férias para você e para sua família, te convida também a conhecer um pouco mais de outro quesito muito importante para você que estiver pensando em viajar para lá: a culinária típica. Quer conhecer um pouco mais sobre os pratos que fazem a cabeça dos cariocas ? Nós te damos um aperitivo dos 10 melhores pratos que não podem faltar na sua passada pelo Rio de Janeiro. Tem pra todos os gostos e paladares.

1. Feijoada Carioca

Apesar de ser um prato que encontramos em todos os estados brasileiros, a verdade é que quem provou a feijoada carioca incontestavelmente garante que é a melhor. Com um sabor especial e feita com muito amor, a mistura que leva feijão preto cozido e pedaços de carne de porco, além de acompanhamentos como arroz e farofa, é a pedida certa em sua estada no Rio.

2. Bolinho de Bacalhau

Se você for frequentar qualquer boteco no Rio de Janeiro, com certeza irá encontrar no cardápio o bolinho de bacalhau, sempre acompanhado de uma boa cerveja gelada. A mistura de bacalhau, batata e tempero garante o sabor que agrada ao paladar mais requintado e, apesar de não ter apenas uma receita, a diferença toda está na crocância do quitute.

3. Bife com batata frita

Na mesma onda da feijoada, o bife de gado com batata frita é o prato mais famoso na cidade e, e com um sabor inigualável se comparado aos similares no restante do país. Garantia de uma refeição deliciosa, o prato é indispensável, pelo menos uma vez por semana, no cardápio dos cariocas.

4. Biscoito Globo e Chá-Mate

O melhor lanche para curtir uma praia ou a cidade, é preciso conhecer essa dupla que marca a cultura e a história da cidade maravilhosa. Um dado interessante é que a cidade carioca é conhecida como a maior consumidora de mate no Brasil, bebendo-a tanto quente como gelado. Acompanhando, o biscoito Globo, feito de água, leite, óleo e polvilho, foi trazido de São Paulo para ser produzido no Rio de Janeiro, recebendo seu nome em homenagem à padaria que o fabricava. Nas embalagens em cores verde e vermelho, essas representam, respectivamente, as versões salgada e doce.

5. Filé à Oswaldo Aranha

Nascido no Rio de Janeiro para saciar o apetite do político gaúcho Oswaldo Aranha, o filé que leva o seu nome foi criado no Restaurante Cosmopolita, localizado na Lapa. Basicamente, consiste em um filé mignon com o tempero de alho, com os acompanhamentos de arroz, batatas e farofa.

6. Rabanada

Um tradicional doce da cidade e que no resto do país é muito consumido no Natal, a rabanada é um doce de pão de trigo em fatias que são banhadas com leite, vinho ou na calda de açúcar. Ainda, anteriormente a sua fritura, os pedaços são passados em ovos batidos.

7. Sopa Leão Veloso

Outro prato que ficou conhecido e levou o nome do diplomata Paulo Leão Veloso, a sopa foi feita pela primeira vez no restaurante Rio Minho, no centro da cidade, após pedido deste ao chefe de cozinha. Feito de caldo de camarão e peixe, polvo, mexilhão e lula, o caldo é bem temperado, o que garante uma experiência única.

8. Bolinho de Feijoada

Uma massa feita de feijoada e farinha de mandioca e recheio de bacon com couve garante o sabor desse prato. Muito encontrado em bares, assim como o de bacalhau, normalmente a iguaria vem acompanhada de fatias de laranja e de torresmos.

9. Bacalhau à Gomes Sá

Uma receita inovadora e que leva o nome de seu criador, o bacalhau à Gomes Sá é servido extremamente quente e leva lascas de bacalhau marinadas no leite e cozidas com cebola, azeite e alho, tendo como toque final azeitonas, salsa e ovos.

10.Podrão

Para aqueles que querem apostar em uma refeição completa mas sem gastar muito tempo e nem dinheiro, o Podrão é a melhor pedida. Basicamente, o nome é uma diferenciação do cachorro quente já conhecido, que leva ingredientes  como salsicha, milho, ervilha, batata palha e queijo, além de azeitona e passas. Ainda, vale soltar a imaginação e ousar com outras adições como farofa ou ovo, por exemplo.

Ficou com água na boca? Pois saiba que o Candeias está com sugestões bacanas para você apreciar tudo isso de perto e com a melhor rede de hospedagem e de lazer para você usufruir sozinho ou com a sua família. Não deixe de conferir as vantagens de ser um associado.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?