Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

10 principais pratos da culinária carioca

Culinária maravilhosa! Confira os principais pratos típicos da culinária carioca.

Por Admin

15/08/2016 07:01 | 5 minutos de leitura

Culinária maravilhosa! Confira os principais pratos típicos da culinária carioca

Que o Rio de Janeiro é lindo por natureza e conhecido pelas suas belezas e paisagens únicas a gente já sabe. Agora, agregando valor a esse lugar encantador, o Candeias, o melhor clube de férias para você e para sua família, te convida também a conhecer um pouco mais de outro quesito muito importante para você que estiver pensando em viajar para lá: a culinária típica.

Quer conhecer um pouco mais sobre os pratos que fazem a cabeça dos cariocas? Nós te damos um aperitivo dos 10 melhores pratos que não podem faltar na sua passada pelo Rio de Janeiro. Tem para todos os gostos, confira!

1. Feijoada Carioca

Apesar de ser um prato que encontramos em todos os estados brasileiros, a verdade é que quem provou a feijoada carioca incontestavelmente garante que é a melhor. Com um sabor especial e feita com muito amor, a mistura que leva feijão preto cozido e pedaços de carne de porco. Além disso, há os acompanhamentos como arroz e farofa. Essa é a pedida certa em sua estada no Rio!

2. Bolinho de Bacalhau

Se você for frequentar qualquer boteco no Rio de Janeiro, com certeza irá encontrar no cardápio o bolinho de bacalhau, sempre acompanhado de uma boa cerveja gelada. A mistura de bacalhau, batata e tempero garante o sabor que agrada ao paladar mais requintado. Apesar de não ter apenas uma receita, a diferença toda está na crocância do quitute.

3. Bife com batata frita

Na mesma onda da feijoada, o bife de gado com batata frita é o prato mais famoso na cidade. Este prato possui um sabor inigualável se comparado aos do restante do país. Garantia de uma refeição deliciosa, ele é indispensável, pelo menos uma vez por semana, no cardápio dos cariocas.

4. Biscoito Globo e Chá-Mate

O melhor lanche para curtir uma praia ou a cidade. E preciso conhecer essa dupla que marca a cultura e a história da cidade maravilhosa. Um dado interessante é que a cidade carioca é conhecida como a maior consumidora de chá mate no Brasil. A bebida é servida tanto quente como gelada.

Acompanhando, o biscoito Globo, feito de água, leite, óleo e polvilho, foi trazido de São Paulo para ser produzido no Rio de Janeiro. Ele recebeu este nome em homenagem à padaria que o fabricava. Nas embalagens em cores verde e vermelho, essas representam, respectivamente, as versões salgada e doce.

5. Filé à Oswaldo Aranha

Nascido no Rio de Janeiro para saciar o apetite do político gaúcho Oswaldo Aranha, o filé que leva o seu nome foi criado no Restaurante Cosmopolita, localizado na Lapa. Basicamente, consiste em um filé mignon com o tempero de alho, com os acompanhamentos de arroz, batatas e farofa.

6. Rabanada

Um tradicional doce da cidade e que no resto do país é muito consumido no Natal, a rabanada é um doce de pão de trigo em fatias que são banhadas com leite, vinho ou na calda de açúcar. Ainda, anteriormente a sua fritura, os pedaços são passados em ovos batidos.

7. Sopa Leão Veloso

Outro prato que ficou conhecido e levou o nome do diplomata Paulo Leão Veloso, a sopa foi feita pela primeira vez no restaurante Rio Minho, no centro da cidade, após pedido deste ao chefe de cozinha. Feito de caldo de camarão e peixe, polvo, mexilhão e lula. O caldo é muito bem temperado, o que garante uma experiência única.

8. Bolinho de Feijoada

Uma massa feita de feijoada, farinha de mandioca e recheio de bacon com couve garante o sabor desse prato. Muito encontrado em bares, assim como o de bacalhau, normalmente a iguaria vem acompanhada de fatias de laranja e de torresmos.

9. Bacalhau à Gomes Sá

Uma receita inovadora e que leva o nome de seu criador é o bacalhau à Gomes Sá. Ele é servido extremamente quente e leva lascas de bacalhau marinadas no leite e cozidas com cebola, azeite e alho. O toque final dá-se com: azeitonas, salsa e ovos.

10. Podrão

Para aqueles que querem apostar em uma refeição completa mas sem gastar muito tempo e nem dinheiro, o Podrão é a melhor pedida. Basicamente, o nome é uma diferenciação do cachorro-quente já conhecido, que leva ingredientes como salsicha, milho, ervilha, batata palha e queijo, além de azeitona e passas. Ainda, vale soltar a imaginação e ousar com outras adições como farofa ou ovo, por exemplo.

Você no Rio de Janeiro com o Clube Candeias

Ficou com água na boca? Pois saiba que o Clube Candeias está com sugestões bacanas para você apreciar tudo isso de perto e com as melhores hospedagens.

Com a Rede Integrada, você conhece o Rio de Janeiro hospedando-se com nossos parceiros e ainda acumula pontos que podem ser utilizados na Rede Própria. Conheça esta e outras vantagens do maior clube de férias do mundo!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: culinaria, gastronomia, candeias-reservas, pratos-tipicos, rede-integrada, clube-candeias, rio-de-janeiro


Veja também

Especial Dia do Consumidor: Já conhece o sistema de cashback do Clube de Vantagens?

Especial Dia do Consumidor: Já conhece o sistema de cashback do Clube de Vantagens?

Leia mais
Escolhendo o melhor meio de transporte para viajar

Escolhendo o melhor meio de transporte para viajar

Leia mais
Faz bem pra saúde: banho de cachoeira

Faz bem pra saúde: banho de cachoeira

Leia mais